top of page

8 coisas que o operador precisa saber, antes de conduzir uma empilhadeira

Quando se escolhe ser operador de empilhadeira elétrica, o profissional deve considerar não apenas a capacitação técnica inicial, mas estar preparado para um treinamento contínuo. São máquinas que evoluem, com modelos que apresentam novos recursos. Também é necessário saber garantir a própria segurança, bem como daqueles que estão próximas ao equipamento.

A Westmaq compartilha oito dicas que os operadores precisam saber, antes de utilizarem as empilhadeiras elétricas para a movimentação de cargas, seja nos setores de armazenagem, logística e outros.

  1. Antes de ligar o equipamento, veja se tudo está em ordem. A primeira tarefa a ser feita, antes de conduzir uma empilhadeira, é verificar as condições do equipamento. Certifique que não há defeitos e que as manutenções foram devidamente realizadas. O operador é o responsável pelo equipamento que conduz.

  2. Respeite o peso máximo permitido. O operador não deve movimentar uma carga com peso superior ao permitido pela empilhadeira. Na dúvida, consulte o manual. Também não deve suspendê-la, com o equipamento em movimento.

  3. Esteja todo tempo atento ao caminho. É fundamental que o operador fique com os olhos atentos, para o caminho que percorre com o equipamento. Dessa forma, poderá agir imediatamente caso alguma pessoa desatenta apareça pelo caminho, especialmente nos trajetos onde a luminosidade é menor. Dê preferência para o pedestre. Além disso, caso o condutor presencie alguma mancha de óleo no chão, será preciso parar o equipamento e solicitar à equipe de limpeza que remova a sujeira, antes de prosseguir com a movimentação da carga. Outra dica é fazer o transporte com a coluna da empilhadeira inclinada para trás, evitando que a carga caia do equipamento. Por fim, este equipamento não deve ser dirigido em pisos desregulares. Atenção também à altura das portas e teto, para evitar que danos no trabalho.

  4. Dirija com responsabilidade. A empilhadeira elétrica tem um eixo de sustentação diferente de um carro de passeio. Deve ser conduzida com cautela, sem correr e sem freadas bruscas para evitar que a carga seja arremessada ou possa causar algum prejuízo, inclusive acidentes.

  5. Siga as sinalizações e use a buzina só quando necessário. Se na sua empresa há áreas determinadas para dirigir empilhadeiras, então, respeite-as! Isto porque certamente as pessoas já foram avisadas de que nessas áreas podem haver equipamentos circulando e, por isso, vão estar mais atentas em quais passagens podem caminhar. Também vamos aproveitar para falar da buzina que, aliás, não é um item de entretenimento. A buzina deve ser usada com seriedade e serve de alerta nos casos de emergência, como colisões, evitando que as pessoas próximas à empilhadeira sejam envolvidas na ocorrência.

  6. Use os garfos corretamente. Ao coletar uma carga com os garfos, certifique que o material esteja centralizado no garfo para dar estabilidade à empilhadeira. Nunca dirija a empilhadeira com os garfos erguidos, para não causar acidentes graves. Também nunca use os garfos para acertar ou empurrar a carga, pois isso pode danificá-los ou mesmo causar avarias no material transportado.

  7. Use cinto de segurança. O uso do cinto de segurança é obrigatório e pode salvar a vida do operador em caso de acidente, como um tombamento. A empilhadeira e o pallet nunca devem ser usados para levar outras pessoas.

  8. Estacione a empilhadeira em local adequado. Deixe a empilhadeira elétrica estacionada em um local apropriado e nunca deixe a chave na ignição, evitando que pessoas não capacitadas conduzam inadequadamente o equipamento.

Vantagens da Pá Carregadeira:


  • Força de escavação: A principal característica da pá carregadeira. Sua capacidade de escavação e carregamento é o ponto alto deste equipamento e deve ser considerado no momento de optar pela compra de qualquer modelo. Qual a capacidade ideal para a sua operação?


  • Alcance dos braços: O alcance dos braços determinam a altura e angulação que a pá carregadeira conseguirá atingir para retirar ou alocar o material transportado. Assim, é muito importante verificar a altura dos caminhões ou local onde será depositado o material, como, por exemplo, a pilha de rejeitos, para adquirir máquina com cumprimento adequado.


Quais itens devem ser observados na hora da compra de uma Pá carregadeira?


O processo de compra de uma Pá Carregadeira envolve conhecer bem sua necessidade e objetivos. Neste sentido, é normal que representantes comerciais e vendedores sejam verdadeiros técnicos e parceiros juntos aos clientes, ajudando-os a identificar as necessidades e particularidades de cada caso.


Algumas perguntas que devem ser respondidas antes de adquirir sua pá carregadeira:


  1. Quais as características do terreno onde minha operação está instalada?

  2. Qual o percurso será percorrido pela pá carregadeira em KM?

  3. Qual a altura dos veículos ou locais onde o material será depositado?

  4. Qual a quantidade, total ou estimada, de material a ser movido com a pá carregadeira?

  5. Qual a quantidade de hora total trabalhada do equipamento?


Formas de pagamento e linhas de crédito


A saúde financeira de sua empresa deve ser analisada com prioridade e constantemente. Por esta razão, algumas revendedoras, como a própria West Maq, trabalham com linhas de financiamento exclusiva para seus clientes. Procure o gerente comercial e verifique as condições.


Conclusão

Pás carregadeiras são fundamentais na maior parte das operações de construção civil, mineração e agronegócio. A força, o alcance dos braços e a manobrabilidade garantem a esta máquina grande versatilidade em seu uso, tornando-a parceira chave mesmo nos mais cenários mais adversos.


Porém, é muito importante que suas necessidades e objetivos sejam bem estabelecidos, pois, desta forma, será possível escolher o modelo mais apropriado a sua operação.


Está pronto para adquirir sua pá carregadeira ou precisa de auxilio para responder as questões acima? Converse com nossos especialistas e receba toda a assistência necessária. Não esqueça de compartilhar este post em suas redes sociais também.

Comments


bottom of page