top of page

Os benefícios da pá carregadeira e seus requisitos de segurança

Toda demanda de construção civil necessita de equipamentos apropriados para carregar materiais da construção e cargas. A pá carregadeira é um ótimo equipamento e também pode executar outras funções, como nivelar terrenos e fazer pequenas escavações. Essa máquina é bastante utilizada justamente por apresentar excelentes resultados em áreas mais estreitas. Trata-se de um equipamento bastante versátil e potente.


Atualmente, encontra-se vários desses modelos de pás, com as mais variadas funções estão disponíveis no mercado – aqui separamos duas: As pás carregadeiras sobre rodas e as sobre esteiras. Para operar essas máquinas, é necessário ser habilitado em uma categoria específica, uma vez que o equipamento pode envolver riscos devido ao seu peso. O profissional também deve ter uma qualificação para conseguir operar o equipamento de forma segura conforme a lei. Abaixo listamos a funcionalidade de cada tipo e 3 itens básicos de segurança na operação.


Pás Carregadeiras sobre rodas

A pá carregadeira sobre rodas é mais indicada quando o serviço demanda agilidade no deslocamento, pois esta pá possui capacidade de percorrer pequenas e grandes distâncias em solos firmes, secos com uma incrível mobilidade. Além disso, este equipamento é recomendado para trabalhos de terraplenagem e também é capaz de carregar caminhões basculantes com brita, areia e outros materiais.

Apesar das várias funcionalidades, é importante evitar fazer o uso das pás carregadeiras sobre rodas em terrenos que são acidentados, pois isso desgastará os pneus, devido ao grande esforço, além dos danos materiais. Na ocasião, você pode utilizar algumas adaptações, como correntes em suas rodas para operar em pisos mais desnivelados.


Pás carregadeiras sobre esteiras

Este equipamento possui um pouco mais de estabilidade, tração e aderência no solo. As pás carregadeiras sobre esteiras podem ser utilizadas em qualquer terreno, e é indicado principalmente para as superfícies frágeis ou de baixa capacidade de suporte. Justamente porque este equipamento não corre risco de atolar e nem patinar sobre o solo, além de desempenhar bem as escavações, o nivelamento do solo e transportar os entulhos da obra.

Diferente do modelo de rodas, a sua tração é maior, pois muitas vezes ela é usada em serviços que, originalmente, são carregadeiras que executam, como remover árvores por exemplo. Por ter uma tração bem maior que o modelo de rodas, muitas vezes ela é usada em serviços que originalmente não são para carregadeiras como, por exemplo, remoção de árvores.


3 requisitos essenciais de segurança para operar a máquina

Como citado neste artigo, alguns operadores precisam estar a par dos requisitos de segurança para poder operar as máquinas, pois acidentes fatais podem ocorrer. Dentre os requisitos necessários estão o uso do cinto de segurança – essencial para qualquer tipo de equipamento para evitar lesões graves e acidentes em canteiros de obras. Ter também um extintor de pó seco para assegurar o funcionário e o sinal sonoro para indicar quando a máquina estiver dando ré.


Agora que você entende do assunto, acione a Westmaq e faça já o seu orçamento de uma pá carregadeira Lonking.


Comments


bottom of page